sexta-feira, 2 de setembro de 2011

'Sâo Paulo está ficando insuportável'...

Ouvi essa frase hoje... e algumas tantas outras vezes no decorrer do ano. Não foi de uma pessoa só. 

Mas alguma coisa me causa algum, ou muito, estranhamento toda vez que eu a ouço. Não é por ela conter algum equívoco gramatical ou algum problema de concordancia. Tão pouco por se tratar de uma 'ofença à cidade que acolhe todo o povo brasileiro'. A questão é a temporalidade da frase. Minha agonia vem da indefinição desse 'insuportável'. O verbo 'ficar' no gerúndio eterno. Na transição constante e longeva. Longeva que vem do latim, longaevo, que entre outros sinônimos e significados quer dizer duradouro, vivedouro. É! Viram como longevidade incomoda?! 

Av. Paulista, 1902.
                                                           

O que falta pra cidade ser insuportável? Os trezentos quilomêtros diários de congestionamento do trânsito não é um motivo? Que tal a superlotação de trens, metrôs e ônibus nos horários de pico? Ou o próprio horário de pico, que não pertence mais a uma faixa de horário e se estendeu a praticamente ao dia todo? Sem falar na insegurança de andar em qualquer região a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. Ou no preço. Sim! O valor do pastel, da passagem dos meios de transporte, da gasolina, do alcóol, da cerveja, do refrigerante, do cinema, da pipoca, do teatro, dos shows, das faculdades, do cigarro (!). Tudo, tudo! Está tudo absolutamente caro!

Me digam, o que falta para chegar no estado sublime do insuportável? Que diabos falta para acabar essa alteração processual? Para sairmos do suportável e atingirmos o dito cujo?

São Paulo, terra das oportunidades. Sâo Paulo, terra da garoa. São Paulo, a cidade que não dorme. A capital do lazer e do entretenimento. Capital mundial da gastronomia. Carro-chefe do País.

Sâo Paulo, terra da ignorância, jardim do descaso, antro da desmoralização. São Paulo, que fizeram contigo?

Me dá uma tristeza ver em que esta cidade está se transformando...

Transformando... Sim, uma transição, alternância de estados.

Transformando.

Av. Paulista, 2011.


5 comentários:

  1. Anônimo3/9/11 17:33

    Odeio ler algo de alguém metido a sabichão na língua... Na arrogancia ta igaulzinho.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Poético e tocante seu post.

    Realmente, acho que São Paulo está insuportável, mas eu digo isso sem pensar no sentido em que eu digo. Nunca divaguei sobre essa insuportância e em como eu cheguei a esse adjetivo para a cidade.

    Nunca parei para pensar nessa longevidade incômoda...

    Vou pensar melhor e volto a comentar............

    ResponderExcluir
  3. Tem razão anônimo, preciso moderar a escrita, soa bastante arrogante mesmo. Se eu fosse sabichão, poderia até manter, mas...

    E Ana, é um ponto de vista. Você mais do que ninguém sabe o quanto eu fico irritado no cotidiano dessa cidade. Talvez você não se incomode tanto.

    Mas é sempre bom pensar.

    ResponderExcluir
  4. Sou a favor de olharmos as coisas por um novo prisma. Estamos reclamando muito, mas Sao Paulo, apesar de todos os defeitos é acolhedor com qualquer 'tipo de gente'. Agrada a todos os gostos.

    Marcelinho, se isso tá te incomodando tanto venha pra Guarulhos (: aqui todo mundo é feliz.

    ps: tenho a impressão que o anonimato está mais perto de nós do que poderíamos supor, e me intriga a forma tão tranquila com que vc lida com isso... (:

    ResponderExcluir
  5. Amo São Paulo!!!

    Nas minhas férias tive a oportunidade de conhecer alguns pontos turisticos daqui, e achei fantástico..pela arquitetura...mistura...bagunça..buzinas..de ter tudo pra todas as pessoas e seus gostos..

    Amo São Paulo!!
    ...talvez pelo fato de não conhecer pessoalmente outra grande metropole, mas amo essa terra de todos e de ninguém..

    Ressalto que moro na ZN e trabalho na ZS..atravessar a cidade todos os dias pode não ser assim tão apaixonante, mas aprendi a não ter pressa, uma hora a mais que fico no bar próximo a empresa me faz ganhar muitos minutos de tensão no transito ou nas conduções lotadas...

    Essa é uma terra em que todos têm pressa, e é aí que está o problema...não na cidade que na minha opinião é maravilhosa!!!

    ResponderExcluir